Saiba como encontrar um lugar para chamar de seu levando em consideração a vizinhança e as características das edificações
Como é o imóvel dos seus sonhos? Provavelmente a sua resposta é única, pois na hora de decidir como escolher um imóvel à venda ideal para comprar, cada família tem as suas prioridades para levar em consideração. Entretanto, podemos definir alguns critérios gerais que servem para todos.
Você precisa estar seguro da sua decisão de compra. Para isso, é indispensável observar cada detalhe de forma que seja possível se sentir em casa mesmo antes de trazer toda a sua mudança. Nessas horas, não basta pensar apenas no preço final.
É preciso ter em mente itens como localização, acesso a transporte público e vias principais, infraestrutura de comércio na região, segurança, além de características do apartamento à venda em si que atendam às expectativas do seu padrão de vida.
Nesse artigo, listamos cinco dicas para não errar na hora de escolher um imóvel à venda. Esteja preparado para pesquisar bastante e tirar todas as suas dúvidas antes de começar a negociar. Lembre-se: o mais importante, no final das contas, é que você se sinta bem no seu novo endereço.
1 – Para comprar seu imóvel, conheça bem a região
O primeiro ponto a ser avaliado é a região na qual o imóvel está localizado. Quem gosta do Centro, por exemplo, valoriza a comodidade de ter uma infinidade de serviços perto de casa.
Já quem mora com a família em um bairro exclusivamente residencial, pode valorizar mais a tranquilidade e a infraestrutura da região.
Todas essas características devem ser consideradas. Por isso, se estivermos falando de um bairro que você não conhece, o melhor a se fazer é pedir referências, andar pelas ruas e conhecer quais são os pontos negativos e positivos da região.
Há quem prefira locais mais afastados do trânsito e do barulho e há quem queira estar em meio a tudo isso.
Opções existem para todos os gostos, mas tenha em mente que o imóvel deve atender às suas necessidades e não você se adaptar a ele.
Você também pode gostar de: Vai morar sozinho? Melhores apartamentos em SP
2 – Casa nova? Pense em médio e longo prazo
Qual é a expectativa que você tem em relação ao seu novo apartamento? Você é solteiro e pretende se mudar quando casar?
Ou já é casado? Tem filhos e busca um imóvel definitivo? Essas variáveis devem ser elencadas para que o perfil da nova residência satisfaça o padrão de vida que você deseja.
Pessoas mais jovens e que moram sozinhas preferem apartamentos studios – imóveis mais novos com espaços inteligentes , em bairros que tenham potencial de valorização.
Já consumidores mais velhos e com família constituída preferem locais mais reservados, apartamentos à venda que são maiores e com uma infraestrutura completa nas redondezas.
Tente pensar em como você se vê dentro de cinco ou dez anos. Se nos seus planos um imóvel como esse seguirá atendendo às suas necessidades, então é sinal de que você está no caminho certo.
3 – Agitação ou tranquilidade?
Você gosta de ter barzinhos por perto para sair à noite com os amigos ou prefere a tranquilidade de estar distante de todos para relaxar quando o sol se põe? Aqueles que gostam de ter uma vida noturna mais agitada por perto devem estar cientes que isso, em alguma medida, pode significar um pouco de barulho durante a noite.
Há quem não conviva bem com sons de buzina ou mesmo de conversas e prefira um isolamento acústico. Sendo assim, esses fatores devem ser analisados no local do imóvel. Se possível, visite-o em diferentes momentos do dia e converse com moradores locais para sentir um pouco como é o clima.
4 – Casa nova. Vá além: avalie as áreas comuns
É cada vez mais comum que aqueles que se deparem com as dúvidas de como escolher um imóvel ideal para comprar encontrem opções com área menor, mas que disponibilizem muitas áreas comuns, como salão de festas, piscina, sala de jogos, lavanderia e outras comodidades.
Você precisa analisar tudo aquilo que o imóvel oferece que vá além do apartamento e pesar se, de fato, essas áreas comuns terão utilidade real no seu estilo de vida.
Por exemplo, pode ser que uma sala de jogos para você não tenha serventia, mas no preço final ela estará inclusa. Talvez seja melhor então procurar um imóvel cujos benefícios sejam mais adequados ao que você espera.
5 – Pesquisar bastante: a melhor maneira de como encontrar um imóvel ideal
Em determinadas áreas da cidade a oferta de imóveis é enorme e você ficará tentado a visitar muitas unidades. Não se intimide e pesquise até que você encontre apartamentos à venda em São Paulo que não apenas caibam no seu bolso, mas que também atendam às suas necessidades.
Entretanto, depois de conversar com os proprietários e corretores e ter todas as informações necessárias para tomar a sua decisão, não demore muito. Bons imóveis costumam ter uma procura alta, especialmente em períodos em que os juros para financiamento estão mais baixos.
Às vezes o seu pensamento de como encontrar um imóvel ideal para comprar pode estar em busca de um local que seja perfeito em todos os quesitos. Todavia, sabemos que nem sempre é possível encontrar um imóvel com todas as características que desejamos.
Se você perceber que a negociação está indo pelo caminho certo, que o preço do imóvel está justo e cabe no seu bolso, e que o apartamento em questão supre as suas necessidades, avance no negócio: não espere até que outro apareça e fique com a sua futura moradia.